A Mutatis oferece prioritariamente o seu CURSO LIVRE REGULAR DE TEATRO, essencialmente prático, não profissionalizante, com duração anual, de 80 horas, uma vez por semana, de fevereiro a dezembro.

A cada ano, o conteúdo programático do curso é alterado, com base na mesma metodologia, para que os alunos interessados possam dar continuidade ao seu desenvolvimento.

São oferecidos pontualmente cursos de curta duração como intensivos, oficinas, workshops e cursos de férias, que podem ser consultados na nossa AGENDA.

Por ser um curso livre, sem caráter profissionalizante, o aluno tem a liberdade de iniciar a qualquer tempo, entre os meses de fevereiro e agosto; e de “pausar” a sua participação também a qualquer tempo, retomando as aulas em um momento mais propício, caso assuma outros compromissos profissionais e pessoais em algum período do ano.

Porém, em caso de faltas, não há abatimentos nem reposições por se tratar de um curso regular. E o certificado de conclusão de cada período (ano), só é expedido àqueles que completam o ano com no mínimo 75% de participação das aulas e apresentação na Mostra de final de ano.

Aula adulta 7

A equipe multidisciplinar Mutatis aprofunda seu trabalho através da prática diária em aulas de teatro compostas por jogos de improviso, criação de cenas, leitura de textos, interpretação, performances, composição de personagens, expressão corporal e vocal, exercício de atenção e escuta.

Voltado para todas as idades, com exercícios e temas adaptados a cada faixa etária, respeitando o estágio de cada um, o nosso curso livre colabora com a construção do senso crítico, promove o autoconhecimento, a autonomia e a autoconfiança, estimula o potencial artístico, a criatividade e a concentração.

A partir da prática de técnicas e gêneros teatrais variados, acompanhada do contato com outras linguagens e experiências artísticas que ajudam o aluno a enriquecer seu repertório; como a música e a dança, visita a exposições e espetáculos teatrais, o curso é direcionado a quem busca a ampliação de suas habilidades e sensibilidades, o desenvolvimento pessoal e profissional, seja qual for a sua formação ou área de atuação, melhorando sua comunicação e as relações interpessoais.

As nossas turmas adultas, faixa etária a partir dos 18 anos, são compostas por alunos de idades, formações, experiências pessoais e profissionais diversas, que tem em comum o desejo de se transformar, de experimentar a arte da atuação, ampliar seu repertório cultural, desenvolver suas habilidades como comunicação, prontidão, autoconfiança e criatividade. Quem disse que curso de teatro é só para quem quer ser ator?

Para as crianças e jovens, divididos em turmas de 5 a 7 anos, de 7 a 11 anos e de 11 a 17 anos, as nossas aulas visam despertar desde cedo o processo criativo em um ambiente seguro em que eles possam se expressar livremente, incentivando o pensamento crítico, a criatividade, a autonomia e o trabalho coletivo, através de atividades teatrais como jogos, improvisações, criação de cenas, exercícios de expressão corporal e vocal, integradas à outras linguagens como dança, música, cinema e literatura.

Para os mais jovens, as aulas passam principalmente pelos jogos, os desafios e a brincadeira por sua fundamental relação com o imaginário. Já com os mais velhos, as atividades tornam-se mais elaboradas e exploram o desenvolvimento de ideias e sua expressão cênica, de forma crítica e criativa.

“Já faz centenas de anos que os pedagogos não deixam de repetir que, da mesma forma que não se pode forçar uma árvore a florescer fora de época, quando não existem as condições adequadas, também não se pode obter nada das crianças através da obrigação.”

— Gianni Rodari —

O trabalho realizado demonstra que todos são capazes de aprender sobre aquilo que antes era desconhecido. A apreensão da arte não é nunca imediata, ela supõe informação, familiarização e frequentação.

Como orientação do nosso curso, a toda a equipe que conduz ou venha a conduzir as aulas da Mutatis, usamos como base a inspiração, o estímulo a autoralidade, experimentação, ampliação do repertório artístico-cultural, através de um processo contínuo de investigações e descobertas por meio da atuação, voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, sempre respeitando o tempo de cada um.

Nossa metodologia então pressupõe a vivência e reflexão como base, a partir da multidisciplinariedade. Ao longo do nosso curso livre, são apresentadas aos alunos variadas técnicas, gêneros e nomes das artes cênicas, complementadas por outras linguagens como a música, dança e literatura.

Ao longo do ano, são oferecidos os nossos AULÕES, em dias e horários extras, para participação livre e gratuita dos alunos, apresentando diferentes técnicas e assuntos relacionados a atuação que colaborem com a formação artístico-cultural dos alunos.

Promovemos duas Mostras ao longo do ano, uma de cenas curtas, que é opcional e representa a oportunidade dos alunos trabalharem suas melhores cenas do semestre para mostrar ao público convidado, exercitando assim sua presença no palco diante de uma plateia. 

Ao final de cada ano, promovemos a Mostra Teatral Mutatis, onde os grupos apresentam sua peça, a partir do trabalho autoral de cada uma das turmas, com o objetivo de colocarmos em prática tudo aquilo trabalhado em aula durante o período, exercitando o fazer teatral, o trabalho coletivo e o contato com o público.

Para que o aluno do curso livre receba seu certificado de conclusão, é essencial a participação na Mostra de final de ano.

Livraria Cultura – Teatro Eva Herz (Av. Paulista, 2073 – Conj. Nacional)

Livraria Cultura – Auditório Eva Herz – Bourbon Shopping

Livraria Cultura – Auditório Eva Herz – Shopping Villa Lobos

Teatro Morumbi Shopping – Shopping Morumbi

Teatro Folha – Shopping Higienópolis

Para mais informações sobre nossas turmas, entre em contato:
E-mail: atendimento@escolamutatis.com.br
Celular/WPP: (11) 96591 9915

Telefone: (11) 2362 6323

Eventualmente, a escola poderá utilizar os direitos de personalidade do aluno, incluindo sua imagem, som de sua voz, nome e expressão corporal, para fins de divulgação do conteúdo do curso ou de outros projetos existentes na escola. Caso o aluno não queira autorizar os direitos de imagem, som e voz, deverá comunicar por escrito no ato da inscrição.

  • Não cobramos matrícula
  • É oferecida a possibilidade de uma aula experimental aos interessados.
  • A inscrição somente será efetuada após o pagamento da primeira mensalidade, ou seja, o preenchimento da ficha de inscrição não garante sua vaga no curso.
  • Havendo a desistência por parte do aluno, antes do início do curso, a escola fará a devolução dos valores pagos com retenção de quinze por cento (15%) referente ao valor do pagamento.
  • No caso de desistência durante o curso, nenhum valor já pago será restituído; e como não há contrato de fidelidade, o aluno deverá avisar o seu desligamento com pelo menos um mês de antecedência ou fica obrigado a pagar uma mensalidade a mais no ato do seu desligamento.
  • O não comparecimento do aluno às aulas não dá direito a devolução ou abatimento da mensalidade.
  • Caso não seja atingido o mínimo necessário de inscrições para a formação de turma, a Escola tem o direito de cancelar a realização do curso, antes do seu início. Caso esta situação ocorra, existe a possibilidade de o aluno manter um crédito para realizar o curso em nova data. Se o aluno preferir o reembolso, haverá devolução integral do valor pago da mesma forma em que foi recebido.
  • Todos os alunos com frequência mínima de 75% (setenta e cinco) do total das aulas ministradas e mediante a participação da apresentação na Mostra de final de ano, receberão Certificado de Conclusão de Curso.
  • Valores pagos antecipadamente referente a taxa de participação na Mostra de final de ano, não serão devolvidos caso haja desistência ou desligamento do aluno a partir do mês de setembro.
Open chat
Como podem te ajudar?