Nossos cursos são livres (não tem caráter profissionalizante) e ao final do ano letivo é conferido um certificado de conclusão para aqueles que atingirem pelo menos 75% de presença.

Um dos principais diferenciais da Escola Mutatis é que a divisão das turmas é feita por idade, com grupos formados por iniciantes e iniciados juntos. “Acreditamos neste formato de turmas porque mesmo aqueles que já tem alguma experiência podem ter grandes surpresas em novos grupos”, destaca Julia Carrera.

Quem já é ator e passa pelo nosso curso livre, workshops ou participa de encontros promovidos pela Escola, além de se reciclar e aperfeiçoar técnicas, acaba tendo a oportunidade de integrar nossos grupos de estudos e montagens profissionais que são realizadas pela RDP Cultural, produtora ligada a Escola Mutatis.

PARA CRIANÇAS PEQUENAS

As aulas para crianças de 05 a 07 anos tem como foco o caráter lúdico do teatro, utilizando a dramaturgia infantil brasileira como suporte para os exercícios. Também são utilizados fantoches, entre diversos materiais, como estímulos para desenvolver o potencial criativo de cada um.

PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Divididos em duas turmas, de 07 a 11 anos e de 11 a 17 anos, o conteúdo das aulas de cada turma é alinhado ao recorte humanista que o ensino fundamental e médio costuma indicar para cada faixa etária, focando as interseções entre as artes cênicas de cada época e o momento atual.

PARA ADULTOS a partir dos 18 anos

O Ator Criativo

Para este programa mesclamos algumas linhas de trabalho e exercícios que procuram despertar o processo criativo dos alunos (de iniciantes a atores profissionais), respeitando a subjetividade e o estágio de cada um. Trabalhamos algumas técnicas que irão fundamentar o curso como um todo, baseadas no Sistema Stanislavski: o trabalho do ator sobre si (memórias e repertório interior, corpo e voz), o trabalho do ator com o outro (jogos relacionais e diferentes processos criativos) e o trabalho do ator dentro de um contexto (exercícios de criação de cenas para diversas linguagens). Cada professor propõe um caminho de pesquisa técnica para o ano, trilhando o mesmo percurso, porém chegando a resultados únicos. Em paralelo, ao longo do ano são oferecidas aulas extensas especiais (gratuitas a todos os alunos da escola) com professores especializados onde são abordados temas como máscaras do teatro, técnica Meisner, composição e performance, atuação para vídeo, voz, canto, expressão corporal, caracterização, empreendedorismo profissional, dramaturgia e roteiro, entre outros assuntos. Ao final do ano, a turma monta um espetáculo reunindo tudo que foi absorvido durante o curso, aberto ao grande público.

As aulas apresentam técnicas da arte da atuação como dispositivos para o desenvolvimento da autoconsciência, da empatia e da experiência colaborativa, na vida particular de cada participante ou até mesmo no seu âmbito profissional. Os objetivos principais da experiência envolvem a ampliação da percepção de si e do outro e o estímulo ao reconhecimento e à tomada de consciência sobre atitudes e comportamentos (e eventuais superações), levando ao desenvolvimento de uma comunicação plena e multidisciplinar, impactando em melhores práticas interpessoais e gerando satisfação e plenitude.

Mesclamos algumas linhas de trabalho e exercícios que procuram despertar o processo criativo dos alunos, respeitando a subjetividade e o estágio de cada um. Durante o processo, é feita uma revisão das principais técnicas de atuação para compreender como chegamos às técnicas contemporâneas de atuação.

Em relação ao corpo e à utilização do tempo e do espaço na cena, trabalhamos, principalmente, com técnicas de improvisação, livre e dirigida, jogos e exercícios com máscaras tradicionais de teatro, e a técnica Meisner.

Em relação ao trabalho do ator com a dramaturgia, abordamos diferentes técnicas de leitura, como a de Harold Guskin e de Ariane Mnouchkine, e aplicamos a diferentes tipos de textos.

Também são desenvolvidos trabalhos com figurinos, adereços e maquiagem seguindo diversas influências, como da companhia de teatro francesa Théâtre du Soleil.

São estimuladas algumas experimentações utilizando elementos da performance e do trabalho audiovisual, além de incentivar a autoralidade do aluno através das escolhas artísticas de cada um.

ENCONTROS ESPECIAIS

Ao longo do curso trazemos alguns convidados para conversar sobre a sua experiência, além da exibição de filmes e vídeos como ilustração das pesquisas dos alunos. Em 2018, a nossa convidada especial para o Encontro Mutatis foi a atriz Totia Meireles.

 

ENCERRAMENTO

A Mostra Mutatis é um evento que acontece anualmente, no final do curso, onde são apresentados os espetáculos de cada turma. São alguns dias em que vivemos uma verdadeira maratona teatral, envolvendo uma equipe de profissionais da área, responsáveis pelos cenários, iluminação, figurino, divulgação e etc.
O objetivo principal da Mostra é oferecer ao aluno a experiência de vivenciar todas as etapas de um espetáculo de teatro profissional, passando pela escolha dos textos, montagem das cenas, ensaios, inclusão da trilha sonora, figurinos e adereços, passagem de luz e som, chegando ao grande momento da apresentação e dos merecidos aplausos da plateia. Em paralelo, é neste momento em que o aluno tem a chance de por em prática todas as técnicas desenvolvidas ao longo do ano e experienciar verdadeiramente o que é estar em cena.
Além disso tudo, a Mostra é também um grande momento de confraternização de todos os alunos da escola, onde cada turma assiste ao trabalho da outra, promovendo uma bela celebração do teatro, a arte do encontro.
Veja na galeria do site algumas imagens da Mostra Teatral Mutatis 2018!

 

SOBRE O MERCADO DE TRABALHO PARA
AQUELES QUE QUEREM SEGUIR CARREIRA

Em relação à colocação no mercado de trabalho como artista, seja em que área for, acreditamos que isto é uma consequência natural do processo de formação para aqueles que se destacam, mas isto não é a meta da nossa escola. Aqui o foco está no processo e não no resultado. Durante o curso propomos atividades que vão ao encontro das necessidades do mercado e que permitirão que o aluno tenha confiança e autoconhecimento para ir além e fazer suas próprias escolhas artísticas.