O curso foi idealizado por Julia Carrera com base em suas experiências profissionais em 20 anos de carreira. As principais influências pedagógicas da escola são o Teatro O Tablado, do qual foi aluna, professora e mais recentemente administradora (1993-2017) e a Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde implementou o curso e foi coordenadora e professora de mais de 200 alunos (2016-2017).

A Escola Mutatis tem como principais inspirações artísticas o trabalho desenvolvido na companhia de teatro francesa Théâtre du Soleil e a metodologia da diretora Ariane Mnouchkine (máscaras, criação colaborativa e abordagem do texto dramatúrgico) e a Técnica Meisner, além de outras técnicas e repertórios que fazem parte da pesquisa individual dos outros professores da escola, sempre sob a supervisão de Julia Carrera.

A realização do projeto é da RDP Cultural, atuante no mercado de produção cultural e de eventos desde 2004 e dirigida pela publicitária e empresária Renata Pina.

JULIA CARRERA

Julia Carrera, professora e diretora pedagógica dos cursos da Escola Mutatis de Atuação, foi responsável por implementar os cursos de atuação da Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde deu aula para mais de 200 alunos de 2015 a 2017, e administradora, de 2014 a 2017, do Teatro “O Tablado”, do Rio de Janeiro.

É atriz, professora, diretora e atua na área de produção cultural em artes cênicas no Rio de Janeiro e São Paulo desde 1999.

Tem Mestrado em Artes da Cena na Escola de Comunicação da UFRJ, com o projeto “Les Éphéméres” – Cinema em cena no Théâtre du Soleil.

É formada em Comunicação Social pela UFRJ, em Interpretação pela CAL (Rio de Janeiro), cursou o Tablado por dez anos e participou do estágio de 2002 no Théâtre du Soleil (Paris, França). Atuou como coach de atores nas novelas Além do Horizonte, Em Família e no telefilme Didi e o Segredo dos Anjos, além de atender agências de atores.

Como professora de teatro, também ministrou aulas na escola Sarah Dawsey (Rio) por 4 anos, para mais de 700 alunos, além de oficinas em festivais e mostras de teatro. Foi professora assistente no teatro O Tablado entre 1997 e 2003.

 

RENATA PINA

Publicitária, empresária, produtora cultural e de eventos. Graduada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo INSPER. Atuou na área de Marketing de grandes empresas por quase quinze anos.

Há treze, a partir da constituição da RDP Marketing Cultural em 2004, focou suas atividades na área de eventos e cultura, atendendo empresas de vários portes no desenvolvimento de ações promocionais, realização de eventos, concepção e elaboração de projetos para as leis de incentivo e, principalmente, na captação de recursos. Mais recentemente, há cinco anos, produz seus próprios projetos culturais.

Estreou em 2012 o espetáculo infantil “A Bela Adormecida”, versão escrita pelo autor Fábio Torres, “Cinderela” em 2015; e os espetáculos “Jogo Aberto” e “Nove em Ponto” em 2016.