O curso foi idealizado por Julia Carrera com base em suas experiências pessoais no Teatro O Tablado, do qual foi aluno, professora e mais recentemente administradora; e na Casa Aguinaldo Silva de Artes, onde foi coordenadora e professora de mais de 200 alunos. Tem como inspiração o trabalho desenvolvido na companhia de teatro francesa Théâtre du Soleil, especialmente no trabalho da diretora Ariane Mnouchkine com as máscaras, a criação coletiva e o desenvolvimento de uma linguagem para o cinema, seu tema do Mestrado finalizado em 2017. As aulas são dadas por Julia Carrera e sua equipe e acontecem uma vez por semana, com duração em média de 1h50 de aula.

A realização do projeto é da RDP Cultural, atuante no mercado de produção cultural e de eventos desde 2004 e dirigida pela publicitária e empresária Renata Pina.

JULIA CARRERA

Professora principal e coordenadora da Escola de Atuação Aguinaldo Silva, idealizou e adaptou o curso que é dado atualmente por ele em São Paulo e é administradora do TEATRO O TABLADO, Rio de Janeiro. É atriz, professora e diretora, e atua na área de produção cultural em artes cênicas no Rio de Janeiro e São Paulo desde 1999.

Tem Mestrado em Artes da Cena na Escola  de Comunicação da UFRJ, com o projeto Les Éphéméres – A Cena do Cinema Interior. É formada em Comunicação Social pela UFRJ, em Interpretação pela CAL (Rio de Janeiro), cursou o Tablado por dez anos, e participou do estágio de 2002 no Théâtre du Soleil (Paris, França).

Atuou como coach de atores nas novelas Além do Horizonte, Em Família e no telefilme Didi e o Segredo dos Anjos, além de atender agências de atores. Como professora de teatro ministrou aulas na escola Sarah Dawsey (Rio) por 4 anos, para mais de 700 alunos, além de oficinas em festivais e mostras de teatro. Foi professora assistente no teatro O Tablado entre 1997 e 2003.

 

RENATA PINA

Publicitária, empresária, produtora cultural e de eventos. Graduada em Propaganda e Marketing e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo INSPER. Atuou na área de Marketing de grandes empresas por quase quinze anos.

Há treze, a partir da constituição da RDP Marketing Cultural em 2004, focou suas atividades na área de eventos e cultura, atendendo empresas de vários portes no desenvolvimento de ações promocionais, realização de eventos, concepção e elaboração de projetos para as leis de incentivo e, principalmente, na captação de recursos. Mais recentemente, há cinco anos, produz seus próprios projetos culturais.

Estreou em 2012 o espetáculo infantil “A Bela Adormecida”, versão escrita pelo autor Fábio Torres, “Cinderela” em 2015; e os espetáculos “Jogo Aberto” e “Nove em Ponto” em 2016.